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Acerte na mensagem e conquiste o público

É a capacidade de comunicação que determina boa parte do sucesso de empresas, profissionais liberais e figuras públicas, sobretudo.

 

Ordenar argumentos, clarear determinados fatos, apontar a direção de um pensamento faz parte da atuação diária de quem deseja o sucesso na internet. Não há como fugir disso.

 

E, por vezes, muitos profissionais pensam que um texto aclamado no meio em que atuam (engenharia, direito etc) vai repetir o sucesso no ambiente das redes sociais, o que não guarda em si uma relação direta de efeitos.

Com isso, acabam perdendo muitas oportunidades, já que, na internet, a propagação depende de uma série de critérios, como, por exemplo, capacidade de engajamento.

 

Escrever para a internet é completamente diferente de escrever para qualquer outro tipo de plataforma, como livro, jornais, revistas, etc.

 

O princípio pode até ser o mesmo (bom conteúdo), mas a técnica muda radicalmente.

 

Isso porque, ao escrevermos para a internet, temos de levar em consideração os algoritmos dos sistemas de buscas, que, se não encontrar nosso texto e, mais do que isso, se não encontrá-lo do jeito que ele entende que deva estar escrito, certamente o acesso vai ficar reduzido – o que consequentemente o fará perder oportunidades valiosas de contato com pessoas que precisam dos seus serviços.

 

Mas, apesar de parecer complicado, escrever para a internet é relativamente simples. Você só precisa aprender algumas técnicas para oferecer aos robôs dos buscadores o que eles precisam para catalogar seu conteúdo de uma forma correta, aumentar a visibilidade nos resultados das buscas e melhorar o pagerank.

 

O mundo digital é regido pela matemática, que se aliou à semântica, para formar uma inteligência própria para a localização de conteúdos. Sim, estamos falando dos famosos algoritimos, que são uma sequência de ações analíticas que tem como objetivo organizar as informações no caótico mundo digital por meio de análise de diversos cenários simultâneos. É algo um pouco complexo.

 

Mas o mais importante a saber é que os algoritmos determinam o alcance de tudo o que é divulgado na internet. Quem vai receber, como vai receber e porque vai receber determinado conteúdo é uma decisão que se tem após o crivo dos algoritmos.

 

Entretanto, os algoritmos, por sua vez, são desenvolvidos para tentar compreender e entregar o conteúdo que as pessoas desejam, facilitar a vida delas durante a navegação.

 

Então podemos dizer que, para se ter sucesso na rede, basta atender os interesses das pessoas. Sim e não. Sim porque se o seu conteúdo está corretamente direcionado para as pessoas, ele terá alcance. E não porque se ele não atender a certos preceitos estipulados pelos algoritmos, eles poderão ficar presos em filtros iniciais dos algoritmos. Além disso, eles precisam ser informados do seu novo conteúdo.

 

E para complicar, cada plataforma possui sua própria metodologia de aplicação e formulação de algoritmos. E como o mecanismo funciona é um segredo muito bem guardado. Entretanto, as principais plataformas divulgam diretrizes que servem de norteadores para quem deseja produzir conteúdos para elas. E isso facilita bastante o caminho.

Como o mundo digital sabe que você existe?

O principal e mais importante buscador da internet é totalmente claro em suas diretrizes: produza conteúdo para as pessoas.
Além disso, o Google dá muito valor ao conteúdo. Páginas com poucas informações tendem a ficar para trás no ranking do buscador.

  • Crie páginas principalmente para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um bom parâmetro é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou funcionário do Google. Outro teste útil é perguntar a si mesmo: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”
  • Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso ou cativante. Faça ele se destacar da concorrência.

Conheça as diretrizes do Google

1 - Escreva 600 palavras, no mínimo

Links são elementos ainda valorizados pelo Google. Eles interpretam isso como conteúdo de qualidade a ponto de ser compartilhado. É uma orientação antiga do sistema de busca e cujo valor é, nos dias atuais duvidoso, já que essa diretriz é muito conhecida e, por isso, incita o intercâmbio de links – algo que, em suas atualizações mais recentes – o buscador passou a identificar e punir os praticantes da malandragem. Mas ainda assim é indicado possuir links para páginas externas e ter outros apontados para seus conteúdos.

2 - Invista em bons links

Links são elementos ainda valorizados pelo Google. Eles interpretam isso como conteúdo de qualidade a ponto de ser compartilhado. É uma orientação antiga do sistema de busca e cujo valor é, nos dias atuais duvidoso, já que essa diretriz é muito conhecida e, por isso, incita o intercâmbio de links – algo que, em suas atualizações mais recentes – o buscador passou a identificar e punir os praticantes da malandragem. Mas ainda assim é indicado possuir links para páginas externas e ter outros apontados para seus conteúdos.

3 - Fique atento ao que acontece ao seu redor

Localização. Parece não ter ligação entre o mundo virtual e o real, mas os buscadores do Google querem saber onde foi produzida para entregá-la a usuários que estejam em um certo raio de distância. Ou seja, deixe claro para o Google onde você está.

4 - Entenda o Rankbrain

O Rankbrain é um algoritmo utilizado pelo Google para entregar os melhores resultados aos usuários. Ele processa a informação de um modo diferente, fazendo com que os robôs do Google aprendam com experiências passadas dos usuários para entregar sempre um conteúdo melhor.
Esse algoritmo procura avaliar o comportamento dos usuários  frente a um determinado conteúdo. Como ele navegou, até onde foi, etc. Com isso, ele compreende em quais páginas está o melhor conteúdo e passa a direcionar mais pessoas para lá.

 

Como escrever para o Rankbrain?

Mais simples do que se pensa. Sobre um determinado tema de que você tenha domínio, elenque o que pode ser as principais dúvidas. Escreva sobre este assunto, ressaltando as definições, que podem vir separadas ou no corpo do texto principal.

5 - Use as palavras mais pesquisadas que fazem parte do seu tema

Você pode usar a ferramenta Google Trends para verificar o nível de procura de cada um dos termos. O Google vai entregar de bandeja o quanto o termo é procurado em quando uma das federações brasileiras. Daí, é fazer os resumos.

6 - Produza Google Snippets no seu texto

Snippets são resumos para a definição de termos procurados pelos usuários por meio do Google. O snippet tem por objetivo fazer com que a busca seja mais eficiente para o usuário ao mostrar na própria página de procura a explicação que, provavelmente, o usuário busca ao pesquisar um termo.
Lembra como era antigamente? Quando você pesquisava um termo, o Google destacava o termo de uma página na primeira ocorrência em que ela surgia no conteúdo. Muitas vezes, o destaque não trazia a definição, o que obrigava o usuário a ir em duas, três, quatro páginas para verificar se havia a definição. Foi isso que o Google aprendeu. Agora com seus algoritmos ele procura a própria definição e traz ela para a própria página de resultados, dando ao autor os créditos e a relevância por produzir a melhor explicação para o usuário.
Por exemplo, quando se pesquisava o termo “guarda provisória”, o buscador entregava um trecho com este termo, que geralmente não explicava o que era e obrigava o usuário a ir até a página e verificar se o conteúdo era aquele mesmo que ele procurava e isso fazia com que as pessoas perdessem muito tempo pesquisando.
O sistema de busca atualmente em funcionamento já tem a capacidade de compreender o que o usuário quer e entregar para ele um pequeno resumo que possivelmente é suficiente para responder ao questionamento do usuário, sem que ele precise sair do Google.
São conceitos relevantes e muito procurados pelos usuários. Em cada área da advocacia há estes campos que geram mais consultas. Para ficar bem com o buscador, coloque pequenos resumos no post que você vai publicar.
Por exemplo: se for escrever sobre divórcio, elenque os termos que orbitam o tema, como pensão alimentícia, guarda compartilhada, etc. Feito isso, aborde, no texto, a maior quantidade de termos possíveis e acrescente as definições de cada um.
Deste modo, o seu artigo terá uma capacidade de abrangência maior, uma penetração mais efetiva e um posicionamento no ranking do Google mais elevado.
Preste atenção à escolha dos temas, use o Google Trends para identifcar quais temas estão em maior destaque, quais são os mais debatidos.

7 - Use títulos poderosos

O título, ou a manchete, é a parte mais importante do texto. Sim. No mundo digital o posicionamento da informação tem um peso muito maior do que no mundo real. Se na vida não se deve julgar um livro pela capa, no mundo digital ele simplesmente é condenado ao ostracismo, se não tiver uma boa headline.
Depois de escrever o texto, tire um momento para fazer o título. Se contiver números, melhor: 10 leis declaradamente inconstitucionais ganha de leis declaradamente inconstitucionais. Verbos de ação, como por exemplo, Reforma da previdência não atinge aposentados é melhor do que A Reforma da Previdência e o direito adquirido dos aposentados.
Conclusão
Escrever para o meio digital não é muito diferente de escrever para o mundo real. O bom conteúdo continua tendo demanda, apenas a forma e o formato precisam de pequenas adaptações para se sobressair no mar de informações que se tornou a internet. Feito da maneira moderna, o conteúdo de qualidade torna-se excelente aliado para a formação da imagem do profissional junto ao público, o que pode trazer.

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